sábado, 10 de maio de 2008

Déjà vu...



Déjà vu... essa sensação que todos já sentimos, em que nos parece já termos vivido certas situações ou ter estado em determinados locais que visitamos...
Já todos estiveram confusos pensando... “mas que estranho... eu já estive aqui!!!”
Há quem diga que são pequenas paragens cerebrais que levam o nosso cérebro a fuincionar desfazadamente, entre aquilo que pensa, as memórias, e aquilo que os olhos vêm e lançam em flash para o cérebro.
Mas o que dizer quando estamos em certos locais onde nunca estivemos antes, e que nos parecem tão familiares? Serão déjà vu?
Apesar de já ter estado antes em Paris, na última vez que lá estive, tive sempre a sensação de me encontrar, como que em casa... tenho uma sensação de familiaridade com aquelas ruas, aquelas casas, aqueles locais, que me parecem ser a minha terra há muitos anos.
Poderei eu ter vivido em Paris há muitos anos, noutras vida, que não nesta??? Talvez, quem sabe...
O que é facto, é já estive em muitos lugares e nunca tive a sensação que tenho quando vou a Paris... é estranho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta misma tarde hablando con un amigo por el móvil, pensé que esa conversación ya la había tenido. "Es un déja-vu" dijo él. Es posible que sea un lapsus del cerebro y en mi caso parece que es cierto, porque últimamente digo cosas sin sentido y tonterías, y sin proponérmelo! Debo tener una neurona atontada!
Sin embargo, no tiene porqué ser así. Prefiero pensar en alguna explicación menos racional, más esotérica. Por ejemplo, me gusta pensar que uno es capaz de intuir el futuro o que quizás son recuerdos de otra vida anterior ya vivida. Eso explicaría porqué un lugar puede resultarnos tan familiar, a pesar de no serlo, porqué podemos sentirnos en un sitio desconocido como si estuvieramos en casa.

Anónimo disse...

Existe várias explicações, a última que li, tem a ver com o mapa de vida que nós traçamos, isto para quem acredita em vidas passadas e "questões esotéricas", menos racionais.
O Facto de termos essas sensações em relação a lugares e/ou acções, palavras, deve-se ao facto de as termos colocado no nosso mapa, o que quer dizer que se elas acontessem é porque estamos a seguir aquilo que designámos para esta nossa vida. Será, eu começo a acreditar que sim!
E... Paris é um sítio lindo, fizes-te uma boa escolha para lá viver em tempos idos.
Beijos
Yoguini