segunda-feira, 13 de abril de 2009

Prémios de improdutividade...!!!


Sinto neste momento uma vontade extrema de gritar... como se não houvesse amanhã.
Então não é que a empresa onde trabalho, decidiu premiar... a falta de produtividade?!
Passo a explicar...

Felizmente trabalho numa empresa estável, que ainda tem instituidas algumas regalias, já quase inacreditáveis nos dias que correm... mas este ano aconteceu o mais insólito que poderia ter acontecido... à semelhança de outros anos, existe um prémio pelos Resultados da Empresa, e outro pela Produtividade Individual... e o insólito foi... o prémio de Produtividade em termos de proporção será substancialmente menor do que no ano transacto...!!!
Isto tem dois efeitos:

1) Não se estimula quem efectivamente "dá o litro", considerando a produtividade como um dado adquirido, sentindo-se estes... os que dão o litro, injustiçados, e fazendo com que os próprios repensem (aqueles que têm feitio para isso) a sua postura, deixando de ser tão produtivos como antes eram... (eu pessoalmente não deixarei nunca de ser quem sou, independente de tudo!)
Os que já nada faziam antes, assim continuarão ou pior, porque esses não notarão qualquer diferença.

2) Por outro lado, se a empresa atribuir prémios de resultados tão elevados a todos, é óbvio que não chega para os aumentos, e prémios por mérito que aqueles que merecem deveriam ter.
Isto então dá a entender que a Produtividade passou para 2º plano.

Acho que esta política de empresa, é totalmente desajustada da realidade da crise actual, em que todos devemos puxar para o mesmo lado, e sermos todos um pouco mais produtivos e pro-activos. Isto só dá a entender que com pouco trabalho se conseguem grandes resultados... o que não é de todo verdade... e é à custa dos que mais se esforçam e dedicam que os resultados vão aparecendo.

Pagando a todos da mesma forma, torna-se indiferenciado, sermos bons e esforçados ou sermos maus... a realidade do que isto provoca é a atitude do "quanto pior, melhor!"... enfim... é o Portugal que temos.

4 comentários:

Miss Rita disse...

Otarios!!!!

Zari disse...

Otários??? é mais do que isso...!!! mas enfim!

POC disse...

Admiro a tua força e preserverança em manteres a postura e não alterares a "produtividade" perante esse tipo de situações. Por vezes não é mesmo nada fácil...

Zari disse...

Sou assim mesmo... não desisto fácil! :)