sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Teimosia...ou perseverança!?


Teimoso… é um dos meus piores defeitos penso eu, entre tantos outros…!!!
Há quem ache que sou um chato tremendo, porque sou teimoso, e defendo as minhas ideias e ideais até que a minha morte ou a morte das mesmas me separe delas…! Assumo como que um compromisso com as minhas ideias e convicções.
Foi uma das coisas que o meu Pai, me transmitiu sempre enquanto cá estava…!!! Mesmo após ter partido, muitas vezes recordo as suas palavras nesse sentido…
Quando não entendo, ou não concordo com determinado ponto de vista ou explicação, tento entender, ou pelo menos clarificar a minha cabeça, para que entenda outros pontos de vista, mas por vezes torno-me maçador com a forma como tento defender as minhas convicções.
Ainda ontem tive um exemplo perfeito de uma situação desse tipo… um trabalho para concluir, sobre o qual eu tinha grandes duvidas, tendo-me socorrido da pessoa supostamente “entendida” na matéria, mas estive nada mais nada menos que 45 minutos com uma pessoa que tenta baralhar e confundir, porque ela própria está totalmente “fora” daquilo que seria suposto saber… !
Enfim… ainda há uns tempos numa formação em que estive, insisti “um pouco” (até à exaustão) com o formador, por causa de uma não concordância que eu tinha relativamente a uma situação/tema, e acabou por me ser dada razão, após longa luta. Após a mesma pedi desculpa pela minha teimosia, mas o formador disse-me que não era teimosia, mas sim persistência e perseverança.
Continuo sempre convicto de que devo defender aquilo em que acredito… mas não acredito em lutas sem quartel. Essas acreditava quando era teenager…
Eu pensava que sozinho podia mudar o mundo, mas depois verifiquei… com a experiência, que não posso… mas podemos sempre fazer a nossa parte… e esperar que os outros façam a sua…e assim se muda o mundo! Heheheh
Ser teimoso… então, poderá não ser um defeito… depende da perspectiva.

1 comentário:

POC disse...

Teimosia quando se acredita plenamente nos seus ideais, tendo sempre uma porta aberta para escutar e ouvir a opinião dos outros e quiçá até concordar com ela, não me parece que possa ser intitulada como defeito.

"Sozinho não se pode mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte."

O pior é fazer acreditar que um sozinho a fazer a sua parte, mais outro sozinho a fazer a parte dele, pode realmente fazer a diferença... ou pelo menos parte dela!!