segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os limites da Amizade…


Adoro ter amigos… ter amigos é ter com quem contar… é ter o ombro onde chorar, é saber que se estiver aflito alguém vai estar lá para me segurar, é saber que temos com quem partilhar os nossos melhores momentos, a nossa felicidade, para além de o fazer já com a nossa “metade da laranja”. Mas por vezes há amizades que se estragam por cobrança… eu entendo como cobrança quando me exigem determinadas coisas em nome da amizade… tais como, estar presente em certos sítios, quando não quero… quando não me apetece, ou a minha vontade não vai nesse sentido. Os amigos não cobram, não exigem… são amigos, e como tal sabem que a amizade não é impositora, não deve haver posse… deve ser livre.
Já há algum tempo tive uma situação dessas, em que uma pessoa que eu julgava ser minha amiga… cobrou a minha presença, que era assídua em sua casa, mas que por contingências várias, deixou de me apetecer tanto, talvez pela mudança de hábitos, ou mesmo por alteração de vivências. Essa minha amiga, ficou digamos “zangada” comigo, e quase que deixou de me falar por esse motivo. Era uma amizade estranha, na minha opinião, e que pela sua atitude deixou de fazer qualquer sentido para mim. Quando não somos capazes de entender que os nossos amigos têm necessidades diferentes daquelas que são as nossas, ou não temos a capacidade de entender que as suas vontades podem ser totalmente divergentes das nossas, então, é porque não somos verdadeiramente amigos dessa pessoa, e talvez não a mereçamos. Então quando exigimos … aí então perde-se todo o laço… toda o respeito pela liberdade de cada um, que a amizade envolve.

9 comentários:

Miss em cena herself disse...

E eu que estou a apre(e)nder tudo o isso... e eu que dava tanto de mim e esperava receber na mesma proporção. Tola...

Eu diria mais: os meus Amigos (os verdadeiros) são o meu sorriso. :-)

Zari disse...

nao é nunca uma questao de receber na mesma proporçao... temos é de ser capazes de dar sem esperar receber nada em troca... essa é a genuina amizade!!! Devemos ser capazes de compreender que nem sempre se recebe aquilo que se dá.

Miss em cena herself disse...

E eu não tinha essa compreensão (será que já a tenho?)... daí já ter cobrado quando não o devia ter feito.

Zari disse...

acredito que já a tenhas sim...!!! :) ´só o facto de reconheceres que não a tinhas, já denota que compreendes onde queres chegar... :) e isso é meio caminho andado. :)

ps.conheço-te?

Miss em cena herself disse...

Sim, conheces. Mas, por enquanto, deixo-te "em suspenso", deixando-te PEQUENAS pistas sobre mim :-)

Zari disse...

acho q desconfio quem sejas...!!! :)

Zari disse...

mesmo sem teres deixado qualquer pista... !!!

Miss em cena herself disse...

Ai sim? Achas q sabes? Então, manda-me um mail, q eu confirmo-te ;-)

POC disse...

Concordo plenamente!!

A amizade passa pela capacidade de não questionar, mas aceitar e respeitar e vontade do outro, mesmo quando com ela não concordemos e/ou compreendamos.
Passa pelo respeito de qualquer partilha ou de qualquer silêncio.
Passa muito por nos fazermos sentir sempre lá (ou senti-los sempre cá), não em questões de presença fisica, mas sim porque o outro assim nos sente.