segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Independência…


Um dos valores fundamentais da vida, é para mim a independência. A autonomia de pensamentos, de sentimentos, de espírito, de mente… para alem da financeira, física ou outras…
Há pessoas que não conseguem ser independentes, e provocam e alimentam a própria dependência, que não é de todo saudável.
Uma coisa é gostarmos de ter um complemento para a nossa vida… sabermos que podemos contar com alguém, mas depender de alguém para qualquer coisa da vida, é muito mau… ou seja, quando estamos com uma determinada vontade, seja ela qual for, ficar à espera que o outro tenha a mesma vontade, e daí fazer depender a realização ou não dessa vontade, é para mim inconcebível, tanto como impor a minha vontade ao outro… ambas são inconcebíveis.
Temos de saber liderar a nossa vontade, tomar as rédeas da nossa vida, e seguir em frente em direcção aos nossos desejos, quer vão ou não de encontro aos dos que amamos…
A dependência, provoca insegurança… provoca temores, por vezes totalmente descabidos e distorcidos da realidade que é visível, mas que por vezes optamos por não querer ver.
Ás vezes, mesmo sabendo aquilo que se quer, acaba-se por esperar que o outro tome a decisão do “que fazer”, por ser mais confortável, e não colocar em nós o ónus da decisão, que nem sempre é fácil… esta é outra forma de dependência.
Temos obrigação de decidir... de escolher... sem medo! Podendo isso levar-nos a algum caminho que não seja muito agradável, mas pelo menos... foi escolhido pelo próprio!
Viva a Independência.

Atentem nos ensinamentos de Buddha. :)
"Work out your own salvation. Do not depend on others." – Buddha

"The whole secret of existence is to have no fear. Never fear what will become of you, depend on no one. Only the moment you reject all help are you freed." - Buddha
Be happy

3 comentários:

Anónimo disse...

Tu és um Ser Adorável e Evoluído!!! Estás certo, completamente certo! Um beijo muito grande para ti!

POC disse...

Eu deixei-me dominar pela segunda parte dessa denpendência e agora arco com uma "daquelas" enormes lutas interiores. E o facto de ainda não ter ganho forças para a combater no exterior, torna-a muito mais pesada... Até ao dia...
Até encontrar a solução (mágica) de atenuar as consequências daqueles que levarão com ela ou até deixar de pensar nos outros e me tornar finalmente livre!

Uma coisa é certa, tenho perfeita consciência - agora, talvez antes não a tivesse tanto - de que esta independência me é essencial, e que dificilmente me deixarei dominar novamente nessas rédeas.

Zari disse...

obrigado pelos teus comentários... ainda nao tive oportunidade de ir ler o teu blog, mas fa-lo-ei assim que der.
bjs.